Historial
Em janeiro de 2024, realizou-se a cerimónia de lançamento da 1ª pedra do Lar Residencial para Pessoas com Deficiência – Casa do Moinho, no âmbito do Programa PARES 3.0
Em dezembro de 2023, foi cessado o acordo da resposta Centro Comunitário Cais do Sal, decorrente do processo de transferência de competências do Atendimento Acompanhamento Social (AAS) para as Autarquias, às alterações verificadas na atividade do centro e às características do território do Concelho de Alcochete.
Em fevereiro de 2023, foram assinados contratos-programa que decorrerão de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025 no âmbito das “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas nas áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto” em que a Câmara Municipal do Montijo é o Beneficiário Final Líder da Operação e a CERCIMA o parceiro executor. Para as operações: Operação Integrada Local na União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, com os projetos Saúde LoucaMente e Mov’Arte e Operação Integrada Local na União de Freguesias de Pegões e Canha com o projeto Trilhos Criativos.
Em fevereiro de 2022, foi criado o Gabinete de Comunicação e Imagem.
Em fevereiro de 2022, de acordo com a Portaria n.º 77/2022, a Residência de Autonomização e Inclusão (RAI) sucede e substitui a anterior Residência Autónoma (RA), enquanto resposta social.
Em março de 2021, de acordo com a Portaria n.º 70/2021, o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), sucedeu ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), enquanto resposta social de base comunitária.
A partir de 2019, a Formação Profissional passou a designar-se Formação Profissional e Empregabilidade Inclusiva, pelo enfoque na empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade.
Este recurso passou a ser financiado pela Medida de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade do IEFP.
Em 29 de março de 2019 a CERCIMA alterou a sua denominação para Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete.
Em 27 de junho de 2017 foi alterado logotipo da CERCIMA.
Em 13 de janeiro de 2017, o CAO obteve a renovação da Certificação de acordo com o Modelo de Avaliação da Qualidade Centro de Atividades Ocupacionais: 2007, para o Nível A.
Em 29 dezembro de 2016, a CERCIMA, obteve a Certificação de acordo com a NP EN ISO 9001:2015, no âmbito do Centro de Atividades Ocupacionais; Serviço de Intervenção Precoce; Serviço de Formação Profissional; Serviço Sócio Educativo; Centro de Recursos para a Inclusão; Centro Comunitário e Residência Autónoma.
A partir de abril de 2016, a Formação Profissional passou a ser financiada no âmbito do Quadro Comunitário, Portugal 2020, Programa Operacional Regional de Lisboa (POR Lisboa).
Em abril de 2015, foi celebrado o alargamento do Acordo de Cooperação para 80 crianças/famílias, ao abrigo do Decreto-Lei nº 281/2009, com o Instituto de Segurança Social, IP - Centro Distrital de Setúbal, para a Intervenção Precoce.
Em 14 janeiro de 2014, o Centro de Atividades Ocupacionais obteve a Certificação de acordo com o Modelo de Avaliação da Qualidade CAO: 2007, para o Nível A. “Serviços de Ocupação, Lúdico-Terapêuticos, Socioculturais e Desportivos, Nutrição e Alimentação, Transporte, Apoio Psicossocial e Cuidados de Higiene”.
Em dezembro de 2011, a CERCIMA renovou a Certificação da NP EN ISO 9001:2008, alargando a mesma à Residência Autónoma, ficando assim com todas as respostas certificadas.
Em junho de 2011, o Centro de Atividades Ocupacionais obteve a Certificação de acordo com o Modelo de Avaliação da Qualidade CAO: 2007, para o Nível C. “Serviços de Ocupação, Lúdico-Terapêuticos, Socioculturais e Desportivos, Nutrição e Alimentação, Transporte, Apoio Psicossocial e Cuidados de Higiene”.
A CERCIMA em dezembro de 2010, obteve a Certificação de acordo com a NP EN ISO 9001:2008, no âmbito do Centro de Atividades Ocupacionais; Serviço de Intervenção Precoce; Serviço de Formação Profissional; Serviço Sócio Educativo; Centro de Recursos para a Inclusão; Centro de Recursos e Centro Comunitário.
Em dezembro de 2010, foi celebrado o Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social, IP - Centro Distrital de Setúbal, para o funcionamento da Resposta Social Residência Autónoma, para 5 Clientes.
Em 17 de Dezembro de 2010, foi celebrado o Acordo de Cooperação para 60 crianças/famílias, ao abrigo do Decreto-Lei nº 281/2009, com o Instituto de Segurança Social, IP - Centro Distrital de Setúbal.
Em novembro de 2009, foi celebrado o Acordo de Cooperação para 100 Famílias, com o Instituto de Segurança Social para o funcionamento do Centro, sito em Alcochete.
A partir do ano de 2008, o funcionamento da Formação Profissional é assegurado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) – Programa Operacional Temático Potencial Humano.
Em dezembro de 2008, foi Assinado o Acordo de Cooperação entre o IEFP, e a CERCIMA, para o período de 1 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2010, regulamentado pelo Despacho nº 279/2009 do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, para as Ações de Informação, Avaliação e Orientação Profissional, Apoio à Colocação e Acompanhamento Pós Colocação. A partir desta data o funcionamento destas ações teve por base este regulamento, que define o regime de concessão de apoios pelo IEFP às entidades credenciadas como Centro de Recursos.
No ano letivo 2008/2009, a CERCIMA foi acreditada como Centro de Recursos para a Inclusão com a operacionalização do projeto FASES, ao abrigo do nº1 da portaria 1102/97, estabelecendo 10 protocolos de cooperação com os Agrupamentos de Escolas Montijo, Maestro Jorge Peixinho, Afonsoeiro e Sarilhos Grandes, Pegões, Canha e Santo Isidro, Alcochete, Marateca e Poceirão, Salvaterra de Magos, Duarte Lopes de Benavente, EB 2,3 do Porto Alto e Samora Correia.
Em dezembro de 2007, foi celebrado o Acordo de Cooperação para o funcionamento do serviço de Intervenção Precoce, entre a CERCIMA, o Instituto de Segurança Social, IP - Centro Distrital de Setúbal, a Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, com as orientações aprovadas pelo Despacho Conjunto nº 891/99, para 30 famílias.
Com a deslocação para as novas instalações, em 2005, também o Acordo de Cooperação com a Segurança Social para o Centro de Atividades Ocupacionais foi alterado para 40 pessoas. Em 2006 foi alterado para 45. Em dezembro de 2008 foi assinado o acordo de cooperação para 60 pessoas.
Em setembro 2005 nasceu o grupo de dança inclusiva Movimento DansasAparte focado na produção artística e na fomentação da relação com a comunidade sensibilizando-a para as capacidades da população com deficiência, promovendo-se a inclusão social e igualdade de oportunidades.
Em 2004/2005, foi criado o projeto FASES, ao abrigo da alínea b) da portaria 1102/97 de 3 de novembro, que englobou o RAMPA (Projeto Facilitador de Aquisições e Sucesso Educativo) nos concelhos de Montijo e Alcochete, o COMPENSA (Projeto de Orientação e Despiste Vocacional) nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos e o projeto ESCADA.
No ano letivo 2003/2004, iniciou o projeto da alínea b) da portaria 1102/97 de 3 de novembro, no concelho de Palmela – ESCADA (Projeto Facilitador de Aquisições e Sucesso Educativo).
Com o apoio do PIDDAC, a CERCIMA, iniciou a construção de um novo edifício num terreno cedido pela Câmara Municipal do Montijo em 2002, sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira nº 141- Montijo. Em fevereiro de 2006 foi realizada a inauguração.
Em agosto de 2002, foi aprovado no âmbito do programa Ser Criança o projeto “Integrar com a família” no bairro Coophabital em Alcochete, o projeto terminou em agosto de 2005. Em dezembro de 2005 foi assinado o Acordo de Cooperação entre a CERCIMA e o Instituto da Segurança Social, para o funcionamento do CATLA (Centro de Atividades de Tempos Livres de Alcochete) numa parceria com a Câmara Municipal de Alcochete.
No ano de 2002, surgiu o GARCE - Grupo de Autorrepresentantes da CERCIMA, surgindo também o jornal “CERCIMA Repórter”. Este grupo é constituído por um conjunto de pessoas com necessidades especiais que pretendem dar voz aos seus direitos e ter acesso à participação ativa na vida em sociedade.
No ano 2000, com a vigência do III Quadro Comunitário de Apoio, o Subprograma Integrar deu lugar ao Programa Constelação. A definição deste programa decorreu da assinatura de um contrato programa entre o Gestor do Programa Operacional de Emprego e Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
No ano letivo 1999/2000 , os projetos da alínea b) da portaria 1102/97 de 3 de Novembro foram alargados para o concelho de Pinhal Novo, com uma parceria com a EB2,3 José Maria dos Santos com os projetos PROISOP (Projeto de Integração Social e Profissional), e PROINTES (Projeto de Integração Escolar e Social).
Em 1999, a CERCIMA alterou o seu logotipo, assim como a sua designação, substituindo a palavra Crianças por Cidadão - Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete, C.R.L.
Desde 13 de janeiro de 1998, que a CERCIMA é certificada como entidade formadora pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).
No ano letivo 1997/98, iniciou um projeto financiado pelo Ministério da Educação através da alínea b) da portaria 1102/97 de 3 de novembro – RAMPA (Resposta Aumentativa em Movimento para Participação Ativa), nos concelhos de Montijo e Alcochete. No ano de 1999/2000, iniciou o COMPENSA (Projeto de Desenvolvimento de Competências Educativas, Pessoais, Sociais e/ou Adaptativas), tendo como área de intervenção os concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos.
Em 1995, foi assinado o Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social para a abertura do Centro de Atividades Ocupacionais para 10 pessoas portadoras de deficiência mental moderada e severa. Em 1997 alargado para 15 pessoas e em 1999 para 25.
Na vigência do II Quadro Comunitário de Apoio (1994-1999), a Formação Profissional passou a ser financiada através do Subprograma Integrar, Medida3.
Em outubro de 1990, a CERCIMA criou a valência da Formação Profissional, através do Programa Operacional 7, gerido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
No final da década de 80, surgiu a valência da Pré Profissional, com as áreas de Serralharia, Carpintaria e Hotelaria.
Em fevereiro de 1977 a CERCIMA iniciou a atividade funcional com o Centro Psicopedagógico, um serviço único durante a década de 70.
A CERCIMA foi criada em 1976 por escritura pública datada de 20 de setembro, designando-se Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Montijo e Alcochete, S.C.A.R.L. Foi um processo que envolveu familiares e profissionais, na procura de uma resposta local para as crianças com necessidades especiais, iniciativa de um grupo de pais, com a colaboração de dois professores do ensino básico e de uma assistente social. A sua primeira sede teve a morada de um sócio fundador - Sr. Armando Miguéns - no centro do Montijo, passando posteriormente para a Rua José Joaquim Marques, 258, edifício da propriedade da Stª Casa da Misericórdia do Montijo.