PROJETOS
Trilhos Criativos


O Projeto Trilhos Criativos integrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) “Comunidades e Ação”, Operação Integrada Local na União de Freguesias de Pegões e Canha tem como promotor a Câmara Municipal do Montijo, sendo a entidade executora a CERCIMA e os parceiros Sociedade Recreativa de Pegões e a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM).
Ações
- Apoio a serviços de autonomia e socialização
- Sessões e dinâmicas de desenvolvimento pessoal
- Workshops intergeracionais
- Sessões individuais ou em grupo de desenvolvimento pessoal
- Ações de sensibilização para profissionais
Espaços Multissensoriais
A sala multissensorial, também conhecida por snoezelen, é um espaço projetado para oferecer experiências sensoriais controladas, relaxantes e terapêuticas, podendo ser utilizados em contextos terapêuticos, educacionais e recreativos.
Características de uma sala snoezelen
- Foca a estimulação multissensorial: engloba luzes suaves, sons relaxantes, aromas agradáveis, superfícies e equipamentos táteis variados e objetos interativos.
- Garante um ambiente seguro: espaço acolhedor e protegido, livre de estímulos stressantes, para garantir a relaxação e a possibilidade de exploração sem receio.
- Permite a individualização: atividades ajustadas às necessidades e características individuais.
Para Que Serve
- Reduzir o stress e ansiedade;
- Estimular os sentidos (audição, visão, olfato, tato, paladar, propriocetivo e quinestésico);
- Melhorar a comunicação, interação e atenção;
- Criar momentos de lazer e bem-estar;
- Fortalecer relações inter e intrapessoais.
Espaço multissensorial Canha – Praça da República, 2985-012 Canha (antiga estação CTT)
Espaço multissensorial Pegões – Avenida 25 de abril, 2985-151 Santo Isidro de Pegões (antigo centro de saúde)

(Apoios e Serviços de Autonomia e Socialização)
Pretende aumentar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e/ou incapacidade, promovendo as competências individuais, a autonomia pessoal e social, bem como capacitando as famílias através da identificação das necessidades e das redes formais existentes na comunidade.
Ao nível de apoio à comunidade serão implementados dois espaços multissensoriais, um em Pegões e outro em Canha.
Ficha de sinalização: https://forms.office.com/e/PwS5Amnpcf
Programa de 12 sessões por turma recorrendo a exercícios e dinâmicas de contacto-improvisação, danceability, dança inclusiva, dinâmicas de atenção plena, técnicas de respiração e exercícios de relaxação de modo a capacitar os participantes incidindo no desenvolvimento pessoal, emocional e social.
Direcionado a Turmas a partir do 1º ciclo que tenham alunos com necessidades especificas individuais, medidas seletivas e adicionais no âmbito do DL 54/2018.
Ficha de inscrição: https://forms.office.com/e/xqTP5KzStk
Testemunhos
(Aluno(a)s participantes)
“Gostava de ter mais dias de MuDansartes… Mestre da confiança para confiar em mim mesma, mestre da aceitação para tentar aceitar as coisas que não quero aceitar…“
“…da aceitação porque tenho de aceitar as coisas que aparecem na minha vida mesmo que seja difícil para mim.”
(Docentes)
”O projeto deve ser mantido no próximo ano letivo, pois contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais como “saber ser” e “saber estar”. Continuação e dinamização de sessões para professores.”
”…a turma melhorou a interação entre eles, e a adesão, colaboração às atividades. Maior capacidade de organização, mais coesão e cooperação entre alunos”
”A turma está mais calma, concentrada e já interagem todos o que não acontecia inicialmente.”
Exploração multissensorial e estimulação sensoriomotora para grupos/turmas de crianças em idade de creche e pré-escolar que tenham crianças com necessidades especificas individuais.
Ficha de inscrição: https://forms.office.com/e/s5nYnyLE7A
Workshop(s) intergeracionais e interculturais com o foco na melhoria das relações interpessoais e resolução de conflitos. Esta atividade tem como objetivo a criação de um espaço de partilha utilizando variadas formas de expressão com veiculo facilitador da relação; a promoção das aprendizagens, autonomia pessoal e social e autoconhecimento e a capacitação da família ao trabalhar a interação e gestão relacional.
4, 11 e 18 de fevereiro 2025 – Polo da Biblioteca de Canha | Temática: MuDansartes: Vivências Socioemocionais
Outubro 2025 – auditório Junta de Pegões | Temática: Gestão de Comportamentos e Birras
Testemunhos
“Prestando muito mais atenção a sinais de alarme evidenciados por alguns alunos que levam a identificação mais precoce e respetivo encaminhamento.“
“Quando a criança está nos seus momentos de crise em que só grita tento acalmar e só depois volto a tentar que conclua a actividade conforme nos foi explicado na formação.”
“É sempre bom ouvimos as diferentes abordagens. O que mais trabalhamos é a parte da estimulação sensorial. Muita desregulação por aqui, que com exploração de diferentes texturas e ambientes ajudam a regular e a controlar um pouco os comportamentos mais intempestivos, fruto também da frustração. Recorremos muito à bola de pilates, ao trampolim, brinquedos com diferentes sons, actividades de pintura com guaches, fazemos actividades com massa/plasticina (o movimento do amassar, ajuda-nos muito na regulação).”
Contactos
Coordenação: Joana Santos
Técnicas de intervenção: Carla Quartel e Ana Santana
E-mail: mov.trilhos@cercima.pt
Telemóvel: 917 071 466 (Chamada para a rede móvel nacional)
Documentos
-
ASASASAS
-
Caminhos dos SentidosCaminhos dos Sentidos
-
MuDansartesMuDansartes
-
Viagem SensorialViagem Sensorial
